-
Arquitetos: Eduardo Souto de Moura, Adriano Pimenta
- Área: 13202 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Luís Ferreira Alves
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto contempla a construção de 27 casas em regime de custos controlados, sendo o objetivo essencial do projeto o de garantir uma otimização da relação custo/qualidade das habitações. A racionalidade das soluções dos espaços tenta garantir a satisfação do exercício das atividades da vida familiar. As casas desenvolvem-se em dois pisos com o aproveitamento da falsa e com um forno exterior, elementos característicos das tipologias do nordeste micaelense.
O terreno com uma área total de 13.202 m² situa-se numa zona de transição da Vila das Sete Cidades, confinando a Poente com um arruamento existente, com uma frente consolidada de habitações de R/C mais 1, a Norte com uma habitação e uma série de lotes de ocupação agrícola, a Nascente com um lote agrícola e a Sul com um lote arborizado e sem construções.
Na definição dos arruamentos criam-se dois eixos prioritários Poente/Nascente que servem os arruamentos de acessos aos lotes no sentido Norte / Sul.
A casa, 18 (T3) e 9 (T2), dispõe-se nos lotes no sentido dos arruamentos Norte / Sul, orientadas quer a Poente/Nascente quer a Nascente /Poente, funcionando estas em quincôncio no quarteirão resultante da organização dos arruamentos, de modo a proporcionar uma vista desafogada para a Lagoa.